Superintendente da Transerp é ouvido em sessão extraordinária

Gastos com auditoria do sistema de bilhetagem eletrônica preocupam parlamentares
Superintendente da Transerp é ouvido em sessão extraordinária

Fotos: Allan S. Ribeiro

Na tarde desta terça-feira (26), os vereadores realizaram sessão extraordinária no plenário do legislativo. Compareceu o superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira Júnior, que foi convocado após requerimento do vereador Marcos Papa (Rede), para prestar esclarecimentos sobre a licitação que trata da prestação de serviços de auditoria do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Ribeirão Preto.

"Quando passamos o cartão na catraca dos ônibus, a informação vai para uma base de dados que está no Consórcio Pró-urbano. Sistematicamente a Transerp gasta milhares de reais para auditar essa bilhetagem", afirmou Papa.

Antônio Carlos realizou apresentação de dados dos trabalhos efetuados pela Transerp e disse que a auditoria é feita desde 2015. Segundo ele, o pregão presencial foi aberto para garantir confiabilidade das informações de bilhetagem eletrônica. A empresa contratada é a Stella & Farias Comércio e Serviços de Tecnologia, e o valor é de R$ 156.500,00. Segundo o superintendente o valor para execução do serviço já está incluído na tarifa, conforme consta o edital de concorrência, não cabendo à Transerp questionar.

"Quero deixar claro que isso não é irregularidade, porque está no regulamento que nós devemos fazer a auditoria. O Consórcio Pró-urbano contrata e a Transerp fiscaliza, como todas as cidades do interior paulista. A cidade de São Paulo é uma exceção, porque tem 3 bilhões de incentivo para a administração realizar o serviço", disse.

Papa concordou que a Transerp deva cumprir com as regras do regulamento, mas não concorda que não haja providências para que o sistema seja modificado. "Essa lógica é um escárnio e deve ser invertida. Isso não tem cabimento e a prefeitura tem permissão pra repactuar o contrato a cada cinco anos. Cabe ao superintendente propor soluções para resolver isso ", disse.

O superintendente afirmou que fará indicação à prefeitura para revisão do contrato, que deverá ser feito através da contratação de outra empresa especializada.  Papa discorda: "A prefeitura tem que parar de gastar dinheiro dessa forma".

Os vereadores Fabiano Guimarães (Dem), Orlando Pesoti (PDT), Alessandro Maraca (MDB), Boni (Rede) e Lincoln Fernandes (PDT) - presidente do legislativo, também fizeram questionamentos e propuseram soluções para melhoria da prestação de serviços da Transerp.

A sessão está na íntegra no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão. Inscreva-se. Link: https://www.youtube.com/channel/UCqQhCrYl2nXCmLGZ83zZ6yw

Por Marco Aurélio Tarlá